Charles Soveral
 Jornalista MTB 5.738

  Em março de 2023 começou uma importante inovação na prestação de serviços do plano de saúde IBCM aos seus associados. Agora, a IBCM Saúde passa a oferecer pronto atendimento médico à distância, utilizando uma moderna plataforma de comunicação digital que pode ser acessada pelo associado de seu aparelho celular ou outro dispositivo eletrônico conectado à internet.

  O serviço de telemedicina (regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina pela Resolução nº 2.314/2022) na modalidade de pronto atendimento, implantado pela IBCM Saúde, estabelece os limites do atendimento digital. Associados que apresentem sintomas leves, como dor de cabeça ou garganta, febre, tosse, enjoos, manchas na pele e outros problemas de baixa complexidade, podem fazer uso do novo sistema.

  O pronto atendimento em telemedicina também se aplica nos casos de retorno de consultas, análise de exames, acompanhamento de doenças crônicas (exemplo diabetes e hipertensão) e dúvidas sobre qual especialidade médica o associado está buscando, bem como atende a questões de saúde durante uma viagem.

  Os associados interessados no novo serviço precisam ter o número de seu CPF atualizado junto ao setor de Cadastro do plano de saúde (telefones 51 32305572 e 32305573), que atende de segunda à sexta-feira em horário comercial. “Somente com os dados atualizados é que o associado poderá ter acesso à plataforma”, assinala Djeison Falavigna, consultor de gestão da IBCM Saúde.

  Além disso, o consultor confirma que a inovação no serviço não representa qualquer tipo de alteração ou ampliação contratual já existente. Segundo ele, trata-se de um serviço adicional para o qual não incidirá novos custos aos associados.

  Falavigna destaca que o plano de saúde do associado continua com a mesma área de abrangência e que os exames solicitados devem seguir os prazos de carência já ajustados no contrato.

  O médico Norberto Martins, do Centro de Saúde Rio Branco, instituição parceira no novo serviço oferecido, informa um procedimento importante: todas as requisições de exames geradas pela plataforma de telemedicina em pronto atendimento precisam ser revalidadas junto a IBCM Saúde pelo e-mail telemedicina@ibcm.org.br. O prazo de resposta é de 48 horas úteis. Os exames solicitados por meio do sistema digital deverão ser revalidados antes de serem realizados na rede credenciada.

  Importante destacar que a telemedicina de pronto atendimento implantada na IBCM Saúde é o resultado de parceria envolvendo, além do Centro de Saúde Rio Branco, a empresa Docway (referência em telemedicina no Brasil) e as empresas Proben e a Upside Gestão.

Muitas vantagens ao associado

  Silvana Pereira, da consultoria Upside Gestão, observa que a telemedicina em pronto atendimento oferece agilidade, conforto e segurança aos seus usuários, pois ao agendar e realizar a consulta à distância o associado estará sendo atendido de qualquer lugar a partir de seu dispositivo (celular, tablet, computador) conectado à internet. O procedimento elimina o estresse de deslocamentos, filas de espera e também, dado ao moderno sistema de criptografia, oferece completa segurança e sigilo de dados, informações e conversas entre pacientes e médicos.

  Já a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Plano de Saúde IBCM, Daiane Santellano, por sua vez, explica que a instituição promoveu treinamento e capacitação para todos os colaboradores e funcionários da IBCM Saúde envolvidos no processo de atendimento. Segundo ela, o objetivo é permitir que tudo corra de forma tranquila, ágil e segura para as pessoas que farão uso do sistema digital.

  Alceu Bosi, diretor-vice-presidente do Plano de Saúde, vê nesta nova forma de atendimento o esforço da atual gestão de inserir a IBCM Saúde nas melhores práticas do mercado. Ele lembra que, durante a pandemia de Covid-19, foram oferecidos serviços de atendimento a distância de forma emergencial, especialmente no caso da IBCM, para o Serviço de Psicologia. “O processo evoluiu, ganhou uma dimensão de serviço permanente e agora alcança a área de pronto atendimento médico de baixa complexidade”.

Como usar o sistema de telemedicina em pronto atendimento

Por telefone

  Entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (51) 3230-5511. Na opção 1, digite o número do CPF, quando for solicitado. Ligação gratuita após selecionar a opção 1. A equipe de enfermagem fará o primeiro acolhimento para entender melhor a necessidade do usuário e fazer o encaminhamento para um médico generalista, de família ou pediatra. O associado receberá o link de acesso à consulta por e-mail, SMS e pelo aplicativo WhatsApp. Ao final do atendimento, caso o médico faça alguma prescrição, atestado ou pedido de exame, o documento digital será enviado por e-mail ou SMS. Importante revalidar a requisição de exames pelo e-mail telemedicina@ibcm.org.br. O prazo de resposta é de 48 horas.

Pelo Portal IBCM

 Acesse, na internet, o endereço www.ibcmsaude.com.br. Clique no banner da telemedicina, localizado na página inicial. Digite seu CPF e o número da carteirinha IBCM para validar o acesso. Clicar em “aceito e quero continuar”. Selecione para quem é o atendimento. Em seguida, confirme seus dados de cadastro (e-mail, celular, data de nascimento). Após, no campo próprio, descreva os sintomas do paciente. O próximo passo é de agendar o horário de atendimento. Após a consulta ser agendada, você receberá o link de acesso por e-mail ou SMS ou ainda WhatsApp. Clique no link ao menos cinco minutos antes da hora agendada para a realização da consulta.

 Ao final do atendimento, caso o médico faça alguma prescrição, atestado ou pedido de exame, o documento digital será enviado por e-mail ou SMS. Importante revalidar a requisição de exames pelo e-mail telemedicina@ibcm.org.br. O prazo de resposta é de 48 horas.

Categorias: NOVIDADE

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