Texto e fotos de
Charles Soveral – Jornalista MTb 5736
Confirmando importante parceria institucional com o 4º Regimento de Polícia Montada (Rpmon), o segundo dia de competição do 65º Festival Hípico Noturno (FHN) foi aberto com a prova dedicada ao Plano de Saúde IBCM, ocorrida na manhã de 22 de novembro de 2024.
A prova IBCM, competida em pista de areia com cavalos de 4/5 anos, já é uma das mais importantes do tradicional evento de hipismo do Brasil que reúne cavaleiros e amazonas competidores das categorias iniciantes, amadores e profissionais.
Presentes durante da prova, os diretores da IBCM, Daniel Lopes do Santos e Alceu Bosi, acompanhados de Vanessa Palma da área de relações Institucionais, tiveram a oportunidade de entregar os prêmios aos vencedores.
A competição reúne cerca de 300 conjuntos participantes (conjunto = cavalo + cavaleiro), civis e militares que disputam em igualdade. O evento esportivo conta ainda com representantes de todo país e ainda convidados do Mercosul. É denominado Festival Hípico Noturno porque muitas importantes provas são disputadas à noite, como um diferencial na modalidade, mas as atividades ocorrem durante todo o dia.
A tradição do cavalo no Rio Grande do Sul e a atuação da Brigada Militar no policiamento montado tornam ainda mais especial esse campeonato. O financiamento do 65º FHN é da Pró- Esporte -Secretaria do Esporte e Lazer.
O Festival Hípico Noturno foi idealizado por um grupo de oficiais de cavalaria, sob o comando do tenente-coronel Átilo Cavalheiro Escobar, que viam na prática do hipismo uma forma de congraçamento entre os integrantes de unidades militares de cavalaria. A abertura da primeira edição do FHN ocorreu durante a inauguração da
Carrière Noturna do 4º RPMon, em 03 de dezembro de 1960. O festival foi normatizado pela Federação Hípica Sul-Rio-Grandense e estendeu-se ao longo de 15 dias. Com o passar dos anos, o FHN foi ganhando notoriedade e passou a ser conhecido internacionalmente.
A prova IBCM desta edição do FHN teve nas primeiras posições os competidores abaixo:
1º Clara Aita Tolio
2º Sabrina Nogueira Jasper
3º Marina Felice Argemí
4º Lorenzo Filizola
5º Johana de Oliveira Roth
0 comentário