Texto e fotos Charles Soveral
Jornalista MTB 5726

    O mês de novembro já começou, em seu primeiro dia, com o encontro do Grupo Terapêutico do Programa Previne IBCM no Salão de Atos da Clínica do Menino Deus em Porto Alegre. Na pauta do encontro, uma reflexão sobre a necessidade e a importância das pessoas com idade mais avançada de se manterem ativas e relacionadas socialmente.

    Um vídeo sobre o tema foi apresentado aos participantes que fizeram uma autoavaliação de suas próprias vidas, compartilhando experiências em grupo. O trabalho coletivo trouxe a ideia de evitar o isolamento, de compartilhar mais as emoções, de valorizar a própria experiência de vida que as pessoas com mais idade possuem.

    Uma das atividades desenvolvidas foi destacar em uma imagem de uma árvore desenhada em uma folha de papel aquelas qualidades individuais que cada um acredita que faz muito bem e que certamente recebe o reconhecimento de todos. “É preciso que todos nós também possamos valorizar aquelas coisas que sabemos fazer muito bem. E todo mundo tem algo que faz muito bem”, destacou Rute Amaro de Oliveira, psicóloga da IBCM e coordenadora do Grupo Terapêutico.

    Não demorou muito para que os participantes do grupo compartilhassem suas habilidades. Escrever, cozinhar, cuidar da casa, agregar amizades, estar atento às necessidades da família estavam entre os conceitos apresentados.

   “Me senti muito bem compartilhando com o Grupo aquilo que faço de melhor”, disse uma das participantes que aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Falo por mim e pelo grupo todo pois aqui temos a oportunidade de refletir sobre nós mesmos com a ajuda destes profissionais maravilhosos”, concluiu uma das participantes que preferiu não ser identificada.

   Quer saber mais sobre o Grupo Terapêutico? Acesse nosso canal no YouTube, digitando Previne IBCM. Se quiser participar de algum grupo, basta enviar mensagem com contato para programasprevine@ibcm.org.br.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo