Charles Soveral
Jornalista – MTb 5.736

    O segundo encontro do Programa Maturidade Saudável, voltado aos associados com mais de 60 anos, foi realizado no dia 12 de maio no Salão de Atos da Clínica do Menino Deus em Porto Alegre. O Maturidade Saudável é coordenado pela assistente social da IBCM, Andrea Rieger.

    No primeiro encontro, ainda no mês de abril, a nutricionista Núbia Ruduit, da IBCM, trouxe importantes informações para o equilíbrio saudável do organismo com uma alimentação balanceada, voltada para a reposição de sais minerais e vitaminas, boa hidratação com a ingesta de água mesmo quando o idoso não tiver tanta sede assim.

    Nubia orientou sobre o consumo de gorduras boas encontradas no azeite de oliva, abacate, nas oleaginosas (como nozes, castanhas e amêndoas) e também nas sementes (linhaça, chia e gergelim). A nutricionista da IBCM lembrou o consumo de fibras alimentares presentes em frutas, hortaliças, sementes e em cereais integrais como o arroz, por exemplo.

    Além disso, a nutricionista assinalou a importância de reposição de vitaminas como a “D”, “B-12” e também o cálcio, pois estes nutrientes são cada vez menores no organismo na proporção em que o corpo vai envelhecendo.

    Assim como ocorreu no primeiro encontro, no mês de abril, o grupo do Maturidade Saudável teve a oportunidade de se aprofundar em um importante tema do dia a dia. Desta vez, o foco do encontro ficou na prática de exercícios físicos. A convidada a fornecer as informações foi a professora de Educação Física, Natália Teixeira Nunes.

    Natália fez uma série de sugestões de exercícios fáceis e seguros de se fazer em casa, sem a necessidade da compra de equipamentos. A professora de Educação Física gravou em vídeo e apresentou aos participantes do encontro alguns movimentos básicos que ajudam a repor a energia corporal desde que praticados de forma regular, periódica e segura.

   A prática de exercícios promove, segundo a professora de Educação Física, uma série de benefícios para as pessoas que já possuem uma idade acima de 60 anos. Segundo ela, além da disposição ser renovada, os exercícios contribuem para uma digestão melhor, para um equilíbrio corporal e até reduzem o uso de medicações.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo