
Após vacinar seus colaboradores em consonância com as normas do Ministério e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a IBCM está disponibilizando, enquanto durar o estoque, doses da vacina de combate ao vírus influenza na campanha nacional de vacinação.
Interessados na imunização podem se dirigir às clinicas da IBCM em Porto Alegre (Rua Barão do Triunfo, 175 – bairro Menino Deus e av. Rócio 350 – bairro Partenon).
De acordo com o chefe do Serviço de Enfermagem da IBCM, Alexandre Lemos Nunes, a prioridade de atendimento aos interessados segue a estratégia de imunização definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e orientada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Por esta orientação, que segue critérios de vulnerabilidade e risco de contaminação, estão crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas até 45 dias após parto, indígenas e quilombolas.
Na sequência de prioridades para a imunização estão, além dos trabalhadores dos serviços de Saúde, trabalhadores da área da Educação, portadores de doenças crônicas e de condições clínicas especiais, pessoas com deficiências permanentes, servidores das forças de segurança pública, trabalhadores do setor de transporte coletivo, portuário e de correios.
A vacina do SUS, aplicada nas clínicas IBCM, protege contra três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). Devido a constantes mutações do vírus, o reforço com vacinas se torna importante ano após ano. A imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as suas complicações, reduzindo o risco de internações e até de morte em casos mais graves.
A primeira campanha nacional de vacinação contra a gripe aconteceu em abril de 1999 e era destinada a pessoas com mais de 60 anos. De lá para cá milhões de brasileiros foram imunizados, desafogando os serviços de saúde por todo o país.
Como faço para me vacinar?
Associados e interessados na imunização, dentro dos grupos prioritários, podem se dirigir às recepções das clínicas da IBCM, de Porto Alegre, entre 8h e 18hs, sem intervalo ao meio dia, com um documento de identificação e serão encaminhados ao posto de Enfermagem. A aplicação da vacina é gratuita.
O Plano de Saúde IBCM reforça seu compromisso social e público em defesa da Saúde e da população.
Por Charles Soveral
Jornalista MTB – 5.736
0 comentário