Texto e fotos Charles Soveral
Jornalista MTB 5726
Sentimentos comuns, mas com grande impacto no emocional, como medo, ansiedade e estresse foram o tema do encontro do Programa Novos Caminhos, ocorrido no dia 25 de outubro no Salão de Atos da Clínica IBCM do Menino Deus em Porto Alegre.
Constituído por pessoas com mais de 60 anos o grupo trouxe para o encontro relatos de experiências pessoais e alguns participantes, aposentados da Brigada Militar, lembraram que a atividade que desempenharam ao longo da jornada de trabalho, quando estavam na ativa, envolveu medo pela insegurança natural de ser policial.
Mas como lembraram as psicólogas da IBCM, Rute Oliveira e Graziele Palma, ambas coordenadoras do Novos Caminhos, os medos de hoje na aposentadoria são outros. Segundo elas, ocorre com muita frequência do aposentado se preocupar mais com filhos, com netos, com a família, com as despesas, com as dificuldades do grupo familiar e acabam por deixar seus desejos e sentimos em um segundo plano.
“É importante criar objetivos, olhar mais para si mesmo. Se cuidar não exclui a preocupação com os outros, mas estabelece um novo grau de prioridades”, afirmou a psicóloga Rute de Oliveira.
No encontro foram feitos relatos de motivação pessoal como ter fé e religiosidade para superar os momentos difíceis, inclusive os de saúde ao qual ninguém está livre de passar. “Nosso grupo tem esta característica de permitir que os participantes tragam suas experiências, compartilhem com os demais e ainda aprendam com o relato dos participantes”, garantiu a psicóloga Graziele Palma.
Quer saber mais sobre o Programa Novos Caminhos e o Programa Previne? Acesse nosso canal no You Tube, digitando Previne IBCM. Se quiser participar de algum grupo, basta enviar mensagem com contato para programasprevine@ibcm.org.br.
0 comentário