Charles Soveral
Texto e fotos: Jornalista – Mtb -5736

  Cuidar e educar de crianças que precisam de atenção é um desafio crescente nos tempos atuais. O alerta é da psicóloga da IBCM Joseane Bertoldi que na sexta-feira, 29 de setembro, reuniu um grupo de cuidadores em seu encontro mensal do Programa Florescer no Salão de Atos da Clínica do menino Deus em Porto Alegre.

  “Que tipo de cuidador eu sou?”. A pergunta feita pela psicóloga teve o objetivo de fazer uma reflexão sobre o manejo adequado de pais e cuidadores. Segundo Joseane existem diversos estilos de cuidadores.

  Ela lembra que as relações entre cuidadores e as crianças exigem estratégias para orientar o comportamento dos filhos ou das crianças que estão sendo cuidadas. Em sua apresentação no Florescer a psicóloga Joseane trouxe dados de um trabalho desenvolvido pela faculdade de Psicologia da Universidade Luterana (Ulbra) que afirma: “o estilo refere-se a um padrão de comportamento parental expresso dentro de um clima emocional criado pelo conjunto das atitudes dos pais, que inclui as práticas parentais e também engloba outros aspectos da interação pais-filhos, tais como tom de voz, linguagem corporal, descuido, mudança de humor, etc.”

  Considerando o estilo, foi abordado no grupo que existem os diferentes tipos de pais ou cuidadores que podem adotar desde um estilo mais autoritário, que impõe um controle mais intenso, até um estilo mais permissivo que deixa a criança fazer o que quiser. Em ambos os casos as consequências para o desenvolvimento infantil podem não ser boas com reflexos na postura futura. “O equilíbrio é a palavra mais importante neste momento e nem sempre se consegue”, assinala a psicóloga.

  Quer saber mais sobre este instigante e atual tema? Inscreva-se no Programa Florescer através do e-mail programasprevine@ibcm.org.br. É sem custo adicional para os associados do Plano de Saúde IBCM.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo