Texto e fotos: Jornalista Charles Soveral – MTB 5736

 Associados, funcionários, diretores, conselheiros, autoridades, representantes de entidades e da Justiça Militar do Rio Grande do Sul estiveram presentes, no dia 28 de setembro, no Salão de Atos da Clínica do Menino Deus do Plano de Saúde IBCM, em Porto Alegre, para celebrar os 95 anos da Instituição.

 O evento mesclou momentos emotivos com relatos da história da IBCM e de seus fundadores. A solenidade foi comandada pelo diretor-presidente, Daniel Lopes dos Santos e pelo diretor-vice-presidente, Alceu Bosi.

  Já no início da sessão solene foram convidados a fazer parte da mesa principal o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, desembargador Amilcar Fagundes Freitas Macedo, o diretor do Hospital da Brigada Militar (BM), Ten. Cel. Alessandro da Silva, o diretor de Saúde da BM, Cel. Régis Reche, o presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares (ASSTBM), Aparício Costa Santellano e o presidente do Conselho Deliberativo Fiscal (CDF), Sidney Souza Silveira.

  Em sua fala inicial o diretor-presidente Daniel Lopes dos Santos saudou os presentes no evento e fez um breve relato da atual IBCM que foi reforçado através de um vídeo institucional. Modernizações no Plano de Saúde e os programas preventivos e de promoção de Saúde do Previne IBCM também foram detalhados em um segundo vídeo apresentado no telão do Salão de Atos.

  Na sequência foi dada a palavra ao Desembargador Militar Sérgio Antônio de Berni Brum que, durante alguns minutos, fez um relato histórico da fundação da IBCM e de seu fundador, o Cel. Claudino Nunes Pereira, ex-comandante-geral da BM no início do século XX que homenageou o seu antecessor, falecido em 1925, o Cel. Affonso Emilio Massot, com o nome da Instituição fundada em 1928, a IBCM (Instituição Beneficente Cel. Massot). A IBCM surgia como um braço de saúde e de suporte aos soldados e seus familiares, oferecendo tratamento médico para as tropas da BM e assim se manteve por décadas até 2014, quando se transformou em Plano de Saúde, regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

  Para homenagear o fundador da IBCM, o bisneto do Cel. Claudino Nunes Pereira, Sílvio Nunes Pereira, recebeu o aplauso dos presentes em reconhecimento ao trabalho visionário de seu bisavô.

  Outro momento emocionante da sessão solene foi quando o diretor-presidente Daniel Lopes dos Santos chamou para receber uma homenagem o funcionário Lazir Matos, hoje aposentado, mas que contribuiu com seu trabalho e dedicação para a construção da IBCM que se conhece atualmente.

  Durante a sessão solene foi lançada a sétima edição da revista Sala de Espera. A publicação, importante canal de comunicação com os associados e com os diversos públicos de interação da IBCM, chamou a atenção e o interesse do público presente ao evento. No momento de lançamento da revista, as empresas anunciantes foram chamadas para receberem um certificado de parceria. Foram destacadas as empresas Sicredi Mil, Binda Nascente Medicina e Odontologia, Pronto Socorro Cruz Azul, Clínica CardioMétodo, TH Serviços de Enfermagem, Farmácias Aguiar, Escritório Falavigna Advocacia, Nuclimagem e as empresas com sede em Passo Fundo AMME – Atendimento Médico Especializado, Laboratório Unidos e Clínica Cedil.

  Ao término da sessão solene os presentes foram convidados para uma confraternização no Salão de Acolhimento Clínica do Menino Deus.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo