Charles Soveral
Jornalista – MTb 5.736

    Ter um bom condicionamento físico é muito importante, seja para a reabilitação corporal, seja para auxiliar nos processos de manutenção da saúde. Este foi o foco de dois encontros realizados em setembro pelo Programa Previne IBCM. Estamos falando do encontro do grupo Maturidade Saudável ocorrido dia 12, e do encontro do grupo Mais Saúde ocorrido dia 14, ambos no Salão de Atos da Clínica do Menino Deus em Porto Alegre.

    No Maturidade Saudável, coordenado pela assistente social Andrea Rieger, as orientações ficaram por conta do convidado especial, o fisioterapeuta Jonathan Martins Gomes, que tratou de informar aos participantes que a Fisioterapia não ocorre apenas para quem está buscando reabilitar alguma função do organismo que apresenta mal funcionamento. “A Fisioterapia é uma atividade importante para todos, de qualquer idade, mesmo aqueles que não estão em recuperação de doenças, mas para aqueles que, em decorrência do processo natural de envelhecimento, estão com alguma dificuldade de mobilidade ou de função corporal”, alertou ele.

    Para Jonathan, o corpo humano precisa de “manutenção” quando a idade começa a afetar o desempenho das funções motoras, respiratórias e até cognitivas. “É normal e acontece com todos, mais cedo ou mais tarde”, reafirmou o fisioterapeuta.

    Já no Mais Saúde, de responsabilidade da nutricionista Sandra Santana, as orientações vieram por parte do professor de Educação Física, Rachid Vargas. Ele motivou os participantes do grupo a fazerem diversos exercícios no próprio Salão de Atos da Clínica do Menino Deus. Entre as atividades propostas estavam pequenas corridas, caminhadas e movimentação de braços e pernas. “O foco dos exercícios propostos é iniciar o processo de atividades físicas com uma rotina que, em decorrência da frequência e da regularidade, significarão ganhos associados às dietas e controles nutricionais”, afirmou.

    Para participar dos Programas Previne basta ser associado IBCM e não há custo adicional. Interessados devem enviar e-mail para programasprevine@ibcm.org.br.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo