Charles Soveral
Jornalista – MTb 5.736

    Com o tema “Equilíbrio emocional em tempos difíceis” o Grupo Terapêutico do Programa Previne IBCM se reuniu na quarta-feira, dia 17 de maio, no Salão de Atos da Clínica Menino Deus. As psicólogas Graziele Palma e Rute de Oliveira abordaram a questão, enfatizando que a cobrança contínua sobre o desempenho da mulher em seus os diversos papeis sociais gera estresse e, por vezes, um desequilíbrio.

    O desequilíbrio pode gerar doenças, prejudicar a mulher no trabalho, em casa, com o marido e com os filhos, desorganizando a vida e afetando a autoestima. A psicóloga Rute de Oliveira lembra que nem sempre nos damos conta de que precisamos reavaliar as nossas rotinas e refletir sobre os desafios diários. “A mulher moderna está sob pressão e, algumas vezes, fica difícil suportar”, completa Rute.

   Para Graziele Palma é preciso buscar o equilíbrio para não transformar a situação em algo mais complexo e difícil. Ela assinala que a própria mulher precisa se enxergar, perceber seu comportamento, analisar a situação e, se for o caso, buscar ajuda, compartilhar os sentimentos e encontrar de volta o equilíbrio.

   As participantes do grupo contribuíram com relatos pessoais, destacando que a mulher também sofre com os períodos hormonais, que alteram o humor, e também podem contribuir para o desequilíbrio.

   Por ter ocorrido no mês das mamães, o encontro ofereceu às participantes alguns momentos memoráveis com vídeos, músicas, dança, entrega de mini flores suculentas como presentes além de uma maquiagem especial, oferecida pela empresa Mary Kay.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo