Representantes do quadro associativo do Plano de Saúde IBCM, reunidos no Salão de Atos da Clínica do Menino Deus em Porto Alegre, no dia 15 de março de 2023, realizaram a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para apreciar as contas da Instituição no exercício de 2022.

No foco do encontro, o relatório anual das atividades do Conselho Deliberativo Fiscal (CDF) e também o detalhamento de tudo que foi deliberado pela Diretoria Executiva no ano anterior, incluindo a prestação de contas do setor financeiro, na qual foram apresentados todos os números do Plano de Saúde. Entre os dados detalhados, os associados tomaram conhecimento do número de atendimentos em cada serviço da Instituição, diretos e indiretos, e, também, conheceram as receitas e despesas do ano de 2022.

Coube ao gerente administrativo da IBCM, Thiago Falkenbach, apresentar os números coletados nos relatórios da Diretoria Executiva. Houve crescimento em números totais para todos os serviços oferecidos tanto em Porto Alegre e Interior, nas clínicas próprias, quanto na rede credenciada. Para se ter uma breve ideia da dimensão dos serviços prestados em 2022, a área médica realizou em Porto Alegre, incluindo as clínicas do Menino Deus e do Partenon, quase 100 mil atendimentos. Os serviços odontológicos chegaram a mais de 32 mil atendimentos, número similar aos atendimentos nos serviços de Terapias Integradas, com 33 mil consultas realizadas, abrangendo o Serviço de Psicologia.

Falkenbach assinalou que os avanços não se restringem aos números brutos, mas a todo um processo de gestão que modificou a estrutura organizacional, promoveu a qualificação de funcionários e colaboradores, além de proporcionar melhorias e modernização de estruturas físicas, tecnologia da informação e equipamentos nas clínicas, visando agilidade e mais efetividade para os associados do plano de saúde.

Em seguida à apresentação resumida do relatório da Diretoria Executiva pelo gerente administrativo, foi feita a leitura do relatório anual das atividades do CDF para o exercício de 2022. O conselheiro Alexandre Andrade de Araújo Kruel ficou encarregado da tarefa que resumiu todo o trabalho dos conselheiros naquele ano.

Após a leitura, ambos relatórios foram colocados em votação e aprovados pela assembleia.

Em complementação às informações prestadas ao público presente, a conselheira Clarice Terezinha Pasqualotto realizou a leitura de parecer sobre o balanço anual que foi aprovado pelo CDF e que revelou excelente saúde financeira da instituição IBCM. O mesmo balanço recebeu parecer técnico positivo do representante da empresa Conflex, Raphael Martins de Lima Recczki, que presta serviço de contabilidade para o plano de saúde.

Após as apresentações e manifestações, novamente, o público da assembleia, com direito a voto, aprovou todas as contas e números do balanço.

A AGO foi comandada pelo diretor-presidente da IBCM, Daniel Lopes dos Santos, que esteve acompanhado, ao longo de toda a assembleia, de seu diretor-vice-presidente, Alceu Bosi, do presidente do CDF, Sidney Souza Silveira, do assessor executivo, Onildo Carvalho da Silva, no papel de secretário “ad hoc”, do representante da Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul (AOFERGS), Paulo Ricardo Silva, do coordenador da Associação Grupo Integração (AGI) e presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes, Tenentes e Bombeiros Militares (ASSTBM), Aparício Costa Santellano, e do consultor jurídico, Djeison Falavigna Silveira.

0 comentário