Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência das restrições impostas pela pandemia de Coronavírus, a Instituição Beneficente Cel. Massot (IBCM) realizou em 23 de setembro deste ano a sessão solene de aniversário de forma totalmente virtual para marcar a data oficial de 18 de setembro, dia de fundação da Instituição.

Organizada para ser transmitida pela internet para seus beneficiários, colaboradores, assessores, chefias, conselheiros e convidados, a sessão especial da assembleia de aniversário foi apresentada pelo diretor-presidente, Daniel Lopes dos Santos, pelo diretor-vice-presidente, Alceu Bosi, e pelo presidente do Conselho Deliberativo Fiscal, Aristeu Simões Pereira.

Beneficiários, família brigadiana, autoridades do município e do Estado do Rio Grande do Sul puderam acompanhar pela internet as diferentes manifestações a respeito da trajetória da Instituição que começou atendendo aos policiais militares e seus familiares e hoje assiste a servidores públicos de todas as áreas da administração estadual e municipal possuidores de IPE Saúde.

A IBCM foi fundada em 18 de setembro de 1928 por iniciativa do então comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Claudino Nunes Pereira que centralizou as caixas de auxílios existentes nos corpos de tropa. Estas caixas de auxílio se destinavam a dar apoio aos militares brigadianos necessitados de serviços de saúde e de apoio social.

O diretor-presidente da IBCM, em sua fala, na sessão de aniversário, destacou o processo de modernização da Instituição que se adaptou à realidade para ganhar competitividade de mercado, transformando-se em plano de saúde com gestão moderna e eficiente, obtendo saúde financeira e ampliando a gama de serviços de qualidade ofertados a seus beneficiários. Uma moderna estrutura de fisioterapia foi criada na unidade do Partenon na parceria operacional com a empresa Urgetrauma e o mesmo foi feito com a empresa Sulvison na clínica do Menino Deus para oferecer serviços oftalmológicos de qualidade. Outro destaque é a criação da unidade interna de atendimento do Sicredi Mil na clínica Menino Deus, facilitando a demanda de serviços na cooperativa de crédito.

A relação da IBCM com a comunidade não foi esquecida. Neste último ano inúmeras ações da Instituição estiveram em sintonia com as demandas da sociedade como a doação de importante equipamento auxiliar de cirurgião robótico para o Hospital da Brigada Militar. No campo institucional, além de parcerias com diversas empresas de saúde, a IBCM também estreitou o relacionamento com a atual diretoria do IPE Saúde, sinalizando um fortalecimento das relações com o plano de saúde dos servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Já o diretor-vice-presidente, Alceu Bosi, assinalou também investimentos na infraestrutura das clínicas para melhor atendimento com mais conforto e acessibilidade aos beneficiários do plano de saúde.

Uma inovação anunciada pelo diretor-vice-presidente foi o Programa Previne dedicado à prevenção de doenças. Alceu Bosi fez o lançamento do Programa que é multidisciplinar, abrangendo todas as áreas de atendimento da Instituição e que deverá ser a principal imagem de qualidade de vida que o plano de saúde pretende passar a seus beneficiários. O Programa Previne conta com divulgação nas redes sociais e também um canal no You Tube para divulgar dicas de saúde e ações preventivas da IBCM.

Entre as entidades parceiras, a primeira se manifestar online, foi o Correio Brigadiano, através de seu diretor, Gilson Noroefé, que felicitou a Instituição da qual faz parte como associado há 30 anos e que tem parceria com o grupo de comunicação há pelo menos 27 anos.

Em seguida se manifestou o presidente estadual da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares do RS (ASSTBM), Aparício Costa Santellano, que assinalou que a grandeza atual da IBCM foi construída com o trabalho de muitas gestões e da relação transparente com beneficiários, funcionários e com as entidades de classe da família brigadiana.

Para o Cel. Marcos Paulo Beck, da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ASOFBM) que também participou online, os 93 anos da IBCM tem um significado muito grande para todos que sabem o valor da assistência de saúde para os militares. Ele lembrou a doação feita ao Hospital da Brigada e citou o exemplo de engajamento social da Instituição.

O diretor administrativo da Diretoria de Saúde da Brigada Militar, cel. Regis Reche, representando o diretor-geral, Cel. Igor Wolwacz Junior, por sua vez, apontou que os 93 anos marcam o período de proteção aos homens e mulheres que cuidam da sociedade. A IBCM cuida de quem cuida da segurança da sociedade disse ele na sua participação na assembleia de aniversário.

Para o comandante geral da Brigada Militar no RS, cel. Vanius Santarosa, a união da IBCM e a da Brigada Militar do Estado se traduz na própria história do cel. Massot que foi o primeiro comandante geral oriundo da própria força militar gaúcha. Santarosa, em nome do efetivo militar da ativa, cerca de 18 mil policiais, saudou o aniversário e cumprimentou a atual diretoria pelos avanços na gestão.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Fiscal, Aristeu Simões Pereira, associado da IBCM há 52 anos, o sucesso da Instituição está no esforço coletivo de funcionários, Diretoria Executiva e Conselho. Segundo ele, esta disposição de fazer sempre o melhor é que garante esta longa existência da Instituição.

Foi feita a menção, por parte do diretor-presidente, da renovada parceria entre a IBCM e a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF).

Antes do encerramento da Assembleia de aniversário foram citadas as mensagens em vídeo, especialmente gravadas para o aniversário que também incluiu o depoimento do Ten. Roberto Larossa, da Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul (AOFERGS), e mensagens de espiritualidade e fé apresentadas pelo Capelão da Brigada Militar, padre Alexandre Chaves, pelos pastores da União dos Militares Evangélicos do Rio Grande do Sul (UMERGS), representados pelo presidente da instituição, pastor Cleber Pazatto Canto, do conselheiro, pastor Salomão Pereira Fortes, e do capelão da Marinha do Brasil, Adelmo de Souza.

 

Por IBCM em 21/10/2021 às 15:50.

Categorias: DESTAQUE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo